TEXTOS 8º ANO


Redação de Sucesso - Os Dez Mandamentos
1) Pense no que você quer dizer e diga da forma mais simples. Procure ser direto (conciso) na construção das sentenças.
2) Use a voz ativa, evite a passiva. Evite termos estrangeiros e jargões. 
3) Evite o uso excessivo de advérbios. Tome cuidado com a gramática.
4) Tente fazer com que os diálogos escritos (em caso de narração) pareçam uma conversa. O uso do gerúndio empobrece o texto. Exemplo: Entendendo dessa maneira, o problema vai-se pondo numa perspectiva melhor, ficando mais claro...
5) Evite o uso excessivo do "que". Essa armadilha produz períodos longos. Prefira frases curtas.Exemplo: O fato de que o homem que seja inteligente tenha que entender os erros dos outros e perdoá-los não parece que seja certo. Adjetivos que não informam também são dispensáveis. Por exemplo: luxuosa mansão (Toda mansão é luxuosa!).
6) Evite clichês (lugares comuns) e frases feitas. Exemplos: "fazer das tripas coração", "encerrar com chave de ouro", “silêncio mortal", "calorosos aplausos".
7) Verbo "fazer", no sentido de tempo, não é usado no plural. É errado escrever: "Fazem alguns anos que não viajo". O certo é “Faz alguns anos que não viajo”. 
8) Cuidado com redundâncias. É errado escrever, por exemplo: "Há cinco anos atrás". Corte o "há" ou dispense o "atrás". A forma correta é “Há cinco anos...”
9) A leitura intensiva facilita o uso da vírgula corretamente. Leia muito, leia sempre!
10) Nas citações: use aspas, coloque vírgula e um verbo seguido do nome de quem disse ou escreveu o que está sendo citado. Exemplo: “O que é escrito sem esforço é geralmente lido sem prazer.”, disse Samuel Johnson.
Avaliação da Redação - Os Cinco Pecados Capitais
Veja os equívocos apontados por organizadores de concursos e vestibulares como os mais cometidos pelos candidatos.
1) Ordenação das ideias
A falta de ordenação é um erro comum e indica, segundo os organizadores de vestibulares, que o candidato não tem o hábito de escrever. O texto fica sem encadeamento e, às vezes, incompreensível, partindo de uma ideia para outra sem critério, sem ligação.
2) Coerência e coesão
Em muitas redações, fica evidente a falta de coerência: o candidato apresenta um argumento para contradizê-lo mais adiante. Já a redundância denuncia outro erro bastante comum: falta de coesão. O candidato fica dando voltas num assunto, sem acrescentar dado novo. É típico de quem não tem informação suficiente para compor o texto.
3) Inadequação
A inadequação é um tipo de erro capaz de aparecer inclusive em redações corretas na gramática e ortografia e coerentes na estrutura. Nesse caso, os candidatos costumam fugir ao tema proposto, escolhendo outro argumento, com o qual tenham maior afinidade. O distanciamento do assunto pode custar pontos importantes na avaliação.
4) Estrutura dos parágrafos
Muitos dos candidatos têm demonstrado dificuldade em separar o texto em parágrafos. Sem a definição de uma ideia em cada parágrafo, a redação fica mal-estruturada. Um erro muito comum, nesse caso, é cortar a ideia em um parágrafo para concluí-la no seguinte. Ou, então, deixar o pensamento sem conclusão.
5) Estrutura das frases
Erros de concordância nos tempos verbais, fragmentação da frase, separando sujeito de predicado, utilização incorreta de verbos no gerúndio e particípio são algumas das falhas mais comuns nas redações. Esses erros comprometem a estrutura das frases e prejudicam a compreensão do texto.

Respeito é necessário




                As pessoas portadoras de deficiencias do século XXI sofrem com o preconceito e principalmente com a falta de acessibilidade, as pessoas tem o direito de ir e vir, quando querem e onde bem entendem.
                As vezes as pessoas não percebem mas acabam privando o deficiente fisico de seus direitos, seja em uma calçada desnivelada ou um pequeno detalhe para evitar a sua passagem.
                Hoje em dia se fala muito sobre acessibilidade na TV, nos cartazes mas parece que ninguém presta atenção. Eu por exemplo cansei de ver carros parando em vagas para deficientes e motoristas de ônibus recusando passageiro deficiente.
                Nao adianta o governo gastar milhões para facilitar a vida dessas pessoas e o restante da população não ajudar. Realisando seu papel e deixando o exemplo para futuras gerações.

Rafael Cardoso


Pessoas Especiais

          Em nossa cidade a acessibilidade não é respeitada.
          O preconceito e a diferença fazem com que as pessoas "normais" simplesmente passem por cima como se nada ouvesse ou acontecesse, é ai que elas simplesmente estacionam nas vagas ou diante das rampas de acesso.
           Outro problema é que nem todos os lugares ou transportes fornecem equipamentos especiais para essas pessoas, um  exemplo aqui na cidade é a falta de equipamentos nos transportes públicos, nem mesmo os taxistas estão preparados para isso.
            Portanto nós devemos pensar melhor sobre o que estamos fazendo ou como estamos agindo, pois amanhã pode ser um de nós que precisaremos de uma vaga e não teremos por falta de consciencia de muitas pessoas.
Ludymilla