TEXTOS 6º ANO

                         



 Redação de Sucesso - Os Dez Mandamentos
1) Pense no que você quer dizer e diga da forma mais simples. Procure ser direto (conciso) na construção das sentenças.
2) Use a voz ativa, evite a passiva. Evite termos estrangeiros e jargões. 
3) Evite o uso excessivo de advérbios. Tome cuidado com a gramática.
4) Tente fazer com que os diálogos escritos (em caso de narração) pareçam uma conversa. O uso do gerúndio empobrece o texto. Exemplo: Entendendo dessa maneira, o problema vai-se pondo numa perspectiva melhor, ficando mais claro...
5) Evite o uso excessivo do "que". Essa armadilha produz períodos longos. Prefira frases curtas.Exemplo: O fato de que o homem que seja inteligente tenha que entender os erros dos outros e perdoá-los não parece que seja certo. Adjetivos que não informam também são dispensáveis. Por exemplo: luxuosa mansão (Toda mansão é luxuosa!).
6) Evite clichês (lugares comuns) e frases feitas. Exemplos: "fazer das tripas coração", "encerrar com chave de ouro", “silêncio mortal", "calorosos aplausos".
7) Verbo "fazer", no sentido de tempo, não é usado no plural. É errado escrever: "Fazem alguns anos que não viajo". O certo é “Faz alguns anos que não viajo”. 
8) Cuidado com redundâncias. É errado escrever, por exemplo: "Há cinco anos atrás". Corte o "há" ou dispense o "atrás". A forma correta é “Há cinco anos...”
9) A leitura intensiva facilita o uso da vírgula corretamente. Leia muito, leia sempre!
10) Nas citações: use aspas, coloque vírgula e um verbo seguido do nome de quem disse ou escreveu o que está sendo citado. Exemplo: “O que é escrito sem esforço é geralmente lido sem prazer.”, disse Samuel Johnson.
Avaliação da Redação - Os Cinco Pecados Capitais
Veja os equívocos apontados por organizadores de concursos e vestibulares como os mais cometidos pelos candidatos.
1) Ordenação das ideias
A falta de ordenação é um erro comum e indica, segundo os organizadores de vestibulares, que o candidato não tem o hábito de escrever. O texto fica sem encadeamento e, às vezes, incompreensível, partindo de uma ideia para outra sem critério, sem ligação.
2) Coerência e coesão
Em muitas redações, fica evidente a falta de coerência: o candidato apresenta um argumento para contradizê-lo mais adiante. Já a redundância denuncia outro erro bastante comum: falta de coesão. O candidato fica dando voltas num assunto, sem acrescentar dado novo. É típico de quem não tem informação suficiente para compor o texto.
3) Inadequação
A inadequação é um tipo de erro capaz de aparecer inclusive em redações corretas na gramática e ortografia e coerentes na estrutura. Nesse caso, os candidatos costumam fugir ao tema proposto, escolhendo outro argumento, com o qual tenham maior afinidade. O distanciamento do assunto pode custar pontos importantes na avaliação.
4) Estrutura dos parágrafos
Muitos dos candidatos têm demonstrado dificuldade em separar o texto em parágrafos. Sem a definição de uma ideia em cada parágrafo, a redação fica mal-estruturada. Um erro muito comum, nesse caso, é cortar a ideia em um parágrafo para concluí-la no seguinte. Ou, então, deixar o pensamento sem conclusão.
5) Estrutura das frases
Erros de concordância nos tempos verbais, fragmentação da frase, separando sujeito de predicado, utilização incorreta de verbos no gerúndio e particípio são algumas das falhas mais comuns nas redações. Esses erros comprometem a estrutura das frases e prejudicam a compreensão do texto.

 Textos do projeto "Memórias"

Voltando ao Passado

    Quando a professora lançou o projeto, e falou que iriamos brincar com jogos antigos, eu achei que seria tédio puro.
    Eu não sou muito fã de brincar, eu brinco mais por influencia de meus amigos, não porque eu goste realmente. Eu sou mais de assistir TV, jogar vídeo game, ler essas coisas.
    Nós jogamos duas brincadeiras antigas a primeira a professora falou que precisava de pedras, logo pensei a professora só pode estar brincando! mas eu consegui as pedras e fui jogar.
    A primeira vez que eu fui brincar desse jogo foi terrível, eu fazia de tudo para conseguir e não dava, não terminei nem o primeiro nível. Achei que essa brincadeira não era para mim, a segunda vez foi totalmente diferente, eu consegui passar todos os níveis, claro que eu amei.
    Quando começou a segunda brincadeira eu já estava bem animada. Nós fizemos o brinquedo e fomos jogar com os outros, foi muito bom!
    As duas brincadeiras foram muito bem escolhidas pela professora, eu tenho um novo ponto de vista sobre essas brincadeiras, elas não foram um tédio, foram maravilhosas. Espero que todos tenham curtido.
                                                                                                                    
                                                                                                                    Andressa Matos dos Santos

                                                                                                      6º ano Colégio Adventista de Araguaína



Brincadeiras Legais

      Quando a professora falou que tinhas umas brincadeiras antigas todo mundo ficou doido para brincar, então a professora falou que cada pessoa tinha que trazer 5 pedrinhas para brincar e disse que o nome da brincadeira era pipoca ai todo mundo ficou ansioso.
      No outro dia a professora disse que tinha outra brincadeira chamada binboque ela é muito legal todo mundo gostou e brincamos muito.
      Eu gostei muito das duas brincadeiras tanto que acho que nunca vou tirá-las da minha cabeça, irão ficar guardadas para sempre, mesmo quando eu mudar de escola e de professora eu nunca vou esquecer a professora Queila.
      Quando eu cheguei em casa eu falei pra minha mãe ela também conhecia as duas brincadeiras e que adorava brincar também.
       Bom na escola eu pensei que quando eu crescer e tiver sobrinhos e filhos irei ensinar para eles se divertirem como eu, minha mãe e minha professora.

                                                                                                                     Ana Laura Pastrez de Lima

                                                                                                      6º ano Colégio Adventista de Araguaína


Uma única vida

       Minha vida é bem agitada, mas tirando um contratempo aqui e ali eunão tenho muito o que reclamar.
       Não quis dizer que minha vida não tem problemas, muito pelo contrário, eu tenho vários problemas, mas procuro resolvê-los o mais rápido que posso e dá melhor maneira possível.
       Não sou tão comunicativa, mas me considero uma boa amiga. Já conheci e conheço muitas pessoas. muitas delas ficarão marcadas na minha vida para sempre com boas ou más lembranças.
        Me acho inteligente, bem inteligente! Mas não posso ser considerada NERD, CDF ou qualquer coisa parecida com isso. Aprendo todo dia com meus erros e acertos, vitórias e derrotas.
Não contei detalhes da minha vida, ou uma historia em especial, porque considero toda minha vida importante, e além do mais, ela ão é tão interessante. Mas procuro vivê-la da melhor maneira possível.Porque vida, a gente só tem uma!

Andressa Matos dos Santos
6º ano Colégio Adventista de Araguaína