7º ANO

Exercícios sobre acentuação gráfica
(Apenas exercícios 1 e 2)

1 - Preencha as lacunas com as palavras corretas, de acordo com o novo acordo ortográfico.
estréia|estreia / vôo|voo / Parnaíba|Parnaíba/  Piauí|Piauí/
lêem|lêem/Müller|Muller/crêem|creem/Assembléias|Assembléias/ pôde|pode/  têm|tem / convém|convem

O pronunciamento do parlamentar, na ________ da peça de teatro, teve repercussão na imprensa, de modo que um outro Deputado, ao desembarcar do seu ________, rumo à cidade de ________, no estado do ________, também falou sobre o assunto: “Os que ______ jornais já devem saber da iniciativa de Harold ________, e os que _______ em ações dessa natureza devem seguir o exemplo desse cidadão. Precisamos buscar soluções para os nossos problemas, em vez de esperar que tudo seja resolvido pelas_________. Se ele _______ iniciar essa ação e mobilizar o _______ inteiro, todos ______ o mesmo dever. Vamos agir! Isso _________ à sociedade.”

2 - Preencha as lacunas com as palavras corretas, de acordo com o novo acordo ortográfico.

assembléias|assembleias /idéia|ideia /Müller|Muller /estréia|estréia/Bocaiúva|Bocaiuva platéia|plateia apóio|apoio heróis|herois troféus|trofeus

Os membros das ________ estaduais do país gostaram da _______ do Harold ________. Um parlamentar aproveitou, inclusive, a ______ de uma peça de teatro que assistia na cidade de _______ para se dirigir à _______, dizendo: “Eu _______ esta ação comunitária. E digo mais: se iniciativa der certo, esses
_______ merecerão ________ como agradecimento de toda a população.”


EXERCÍCIO SOBRE CRASE

2) "....... noite, todos os operários voltaram ....... fábrica e só deixaram o serviço ...... uma hora da manhã." 
a) Há, à, à 
b) A, a, a 
c) À, à, à 
d) À, a, há 
e) A, à, a

3) No território nacional, ...... estatísticas o demonstram: ...... cada trinta minutos uma pessoa sucumbe ...... tuberculose. 
a) as, à, a 
b) às, à, à 
c) às, à, a 
d) as, a, à 
e) às, a, a

4) A frase em que o uso da crase está incorreto é: 
a) O professor dirigiu-se à sala. 
b) Fez uma promessa à Nossa Senhora. 
c) À noite não gosto de ler. 
d) Referiu-se àquilo que viu. 
e) Fugiu às pressas.

5) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: “Quando, ...... dois dias, disse......ela que ia ...... Europa para concluir meus estudos, pôs-se ...... chorar.” 
a) a - a - a - a 
b) há - à - à - a 
c) a - à - a - à 
d) há - a - à - a 
e) n.d.a

6) Opção que preenche corretamente as lacunas: "O gerente dirigiu-se ...... sua sala e pôs-se ...... falar ...... todas as pessoas convocadas." 
a) à, à, a 
b) a, à, à 
c) à, a, a 
d) a, a, à 
e) à, a, à

7) Assinale a frase gramaticalmente correta. 
a) O papa caminha à passo firme. 
b) Dirigiu-se ao tribunal disposto à falar ao juiz. 
c) Chegou à noite, precisamente as dez horas.
d) Esta é a casa à qual me referi ontem às pressas. 
e) Ora aspirava a isto, ora aquilo, ora à nada.

8) Fique ...... vontade e confie ...... mim tudo o que tem ...... dizer. 
a) a, a, à 
b) à, a, a 
c) à, a, à 
d) à, à, à 
e) a, à, a

9) Os que assistiram ...... peça chegaram ...... aplaudi-la de pé, postando-se ...... poucos metros do palco. 
a) à, à, há 
b) à, a, a 
c) a, a, à 
d) à, a, há 
e) a, à, a

1 - RELACIONE AS COLUNAS DE ACORDO COM O SIGNIFICADO DOS RADICAIS FORMADORES DAS PALAVRAS DA 1ª COLUNA
(a) Ortografia                 (    ) água / horror
(b) Sonoterapia             (    ) coração / escrita
(c) cronômetro              (    ) amigo / sabedoria
(d) filósofo                     (    ) tempo / o que mede
(e) hidrofobia                 (    ) terra / descrição
(f) televisão                   (    ) vida / escrita
(g) biografia                   (    ) longe / visão
(h) geografia                  (    ) correto / escrever
(i) cardiograma              (    ) alma / estudo
(j) psicologia                 (    ) sono / cura
2 - IDENTIFIQUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO QUE ORIGINOU AS PALAVRAS ABAIXO:
a) pontiagudo: ___________________________
b) despedaçar: __________________________
c) relembrar: ____________________________
d) lealmente: ____________________________
e) pernilongo: ___________________________
f) couve-flor: ____________________________

3. CONSIDERE AS PALAVRAS ARBORIZADO, MARINHA E LUMINOSA.
a) De que palavras elas são derivadas? _____________________________________________
b) Elas se formam pelo mesmo processo? Que processo? __________________________________________

EXERCÍCIOS PARA AULA 38

1 - PROCURE NA LISTA DE RADICAIS GREGOS E LATINOS OS RADICAIS REFERENTES AOS SIGNIFICADOS ABAIXO E FORME A PALAVRA CORRESPONDENTE. OBSERVE O EXEMPLO:
EX. Que cultiva vinho = vinícola
a) estudo das doenças:_ ___________________
b) que come plantas: ______________________
c) xenocracia: ____________________________
d) estudo dos mortos: ______________________
e) governo do povo: _______________________
18 - 02 - 2014

REVISÃO 




13-02-2014 Para colocar no caderno conteúdo




 04-02-2014

Substantivos Biformes e Substantivos Uniformes
Substantivos Biformes (= duas formas):  ao indicar nomes de seres vivos, geralmente o gênero da palavra está relacionado ao sexo do ser, havendo, portanto, duas formas, uma para o masculino e outra para o feminino. Observe:
gato - gata
homem - mulher
poeta - poetisa
prefeito - prefeita
Substantivos Uniformes: são aqueles que apresentam uma única forma, que serve tanto para o masculino quanto para o feminino. Classificam-se em:
Epicenos: têm um só gênero e nomeiam bichos.
Por exemplo:









a cobra macho e a cobra fêmea, o jacaré macho e o jacaré fêmea.
Sobrecomuns: têm um só gênero e nomeiam pessoas.
Por exemplo:









a criança, a testemunha, a vítima, o cônjuge, o gênio, o ídolo, o indivíduo.
Comuns de Dois Gêneros: indicam o sexo das pessoas por meio do artigo.
Por exemplo:









o colega e a colega, o doente e a doente, o artista e a artista.
Saiba que:

- Substantivos de origem grega terminados em ema ou oma, são masculinos.
Por exemplo:









o axioma, o fonema, o poema, o sistema, o sintoma, o teorema.
- Existem certos substantivos que, variando de gênero, variam em seu significado.
Por exemplo:









o rádio (aparelho receptor) e a rádio (estação emissora)
o capital (dinheiro) e a capital (cidade) 

Formação do Feminino dos Substantivos Uniformes
Epicenos:
Observe:
Novo jacaré escapa de policiais no rio Pinheiros.
Não é possível saber o sexo do jacaré em questão. Isso ocorre porque o substantivo jacaré tem apenas uma forma para indicar o masculino e o feminino.
Alguns nomes de animais apresentam uma só forma para designar os dois sexos. Esses substantivos são chamados de epicenos. No caso dos epicenos, quando houver a necessidade de especificar o sexo, utilizam-se palavras macho e fêmea.
Por exemplo: a cobra
               A cobra macho picou o marinheiro.
               A cobra fêmea escondeu-se na bananeira.
Sobrecomuns:
  Entregue as crianças à natureza.
A palavra crianças refere-se tanto a seres do sexo masculino, quanto a seres do sexo feminino.
Nesse caso, nem o artigo nem um possível adjetivo permitem identificar o sexo dos seres a que se refere a palavra. Veja:









A criança chorona chamava-se João.
A criança chorona chamava-se Maria.

Outros substantivos sobrecomuns:
a criatura João é uma boa criatura.

Maria é uma boa criatura.
o cônjuge O cônjuge de João faleceu.

O cônjuge de Marcela faleceu
Comuns de Dois Gêneros:
Observe a manchete:
   Motorista tem acidente idêntico 23 anos depois.
Quem sofreu o acidente: um homem ou uma mulher?
É impossível saber apenas pelo título da notícia, uma vez  que a palavra motorista é um substantivo uniforme. O restante da notícia nos informa que se trata de um homem.
A distinção de gênero pode ser feita através da análise do artigo ou adjetivo, quando acompanharem o substantivo.
Exemplos:









o colega - a colega
o imigrante - a imigrante
um jovem - uma jovem
artista famoso - artista famosa
repórter francês - repórter francesa
03-02-2014

Exercícios sobre preposição 
Quando as preposições aparecem nas frases, elas exprimem uma variedade de sentido. Sendo assim, relacione as palavras das caixinhas com as preposições das frases alistadas a seguir:



assunto -  causa – companhia – especialidade – direção – finalidade -  falta – instrumento – lugar – meio -  modo – oposição – posse – matéria – origem – tempo.


Olhe para frente.
Falou sobre política.
Formou-se em medicina.
Trabalha para viver.
Morreu de fome.
Estou sem recursos.
Jantei com ele.
Viajei de avião.
Vi o carro de Mário.
Moro em São Paulo.
Feriu-se com a própria espada.
Viajei durante as férias.
Era uma casa de tijolos.
Descendia de família ilustre.
Trajava à moderna.
João falou contra nós.



“Não quero aparelhos
para navegar.
Ando naufragado,
Ando sem destino.
Pelo voo dos pássaros
Quero me guiar...”
(Jorge de Lima)
1 - Os verbos destacados no poema classificam-se, quanto à predicação, como:
a) transitivo indireto – verbo de ligação
b) transitivo indireto – intransitivo
c) transitivo direto – intransitivo
d) transitivo direto – verbo de ligação
e) transitivo direto e indireto – transitivo direto

2 - Baseando-se no código expresso abaixo, classifique sintaticamente os verbos em destaque:
1 – verbo intransitivo
2 – verbo transitivo direto
3 – verbo transitivo indireto
4 – verbo transitivo direto e indireto
5 – verbo de ligação
a) Estamos felizes.
b) As crianças gritavam desesperadamente.
c) Entregamos as encomendas aos clientes.
d) Restam alguns instantes.
e) Ofenderam o juiz com palavrões.
f) Permaneçam todos quietos.
g) Faltava-lhe um pouco mais de esperança.
h) Depende de você a minha felicidade.
i) Vivia tranquilamente naquele lugar.

3 - Em se tratando de verbos transitivos, sabemos que estes não possuem sentido por si só, necessitando, portanto de um complemento – objeto direto ou indireto.Com base nesse pressuposto, analise as orações expostas conforme indica o modelo:

a) Necessitamos de sua ajuda na pesquisa.
Necessitamos – Verbo transitivo indireto
de sua ajuda – objeto indireto


b) O diretor fez as recomendações aos alunos.

____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________

c) A plateia aplaudiu o artista famoso.
____________________________________________________________
____________________________________________________________

d) As encomendas foram entregues aos moradores.

____________________________________________________________
____________________________________________________________

e) Marta pegou o livro e entregou ao professor.

____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________

Imprimam ou copiem e faremos em sala ok?

1. Baseado nas orações abaixo complete a afirmação:
Pedro chegou.
As crianças dormem.
Um avião caiu.
a) Os verbos em destaque são ______________ porque
_______________ de outras palavras para completar o seu sentido.
_____________________________________
______________________________________

2. Complete as orações abaixo, escolhendo as palavras adequadas a
cada uma delas.
A avenida - Helena - tristeza - o queijo - uma lição - precisam
  - não precisam - intransitivos - transitivos
a)     Pedro sentiu ____________________
b)     Eu percorri _____________________
c)     O professor explicou ______________
d)     Você ama _______________________
e)     O rato roeu ______________________
f) Os verbos das orações acima são ___________________ porque
______________ de outras palavras para lhes completar o sentido.
3. Sublinhe os verbos das orações abaixo e escreva nos parênteses
se são transitivos ou intransitivos:
a) Nós terminamos o exercício. (_______________)
b) A criança sorriu. ( _________________)
c) Os moradores ouviram um grito. (_________________)
d) Os aluno entenderam a lição. (____________________)
e) O professor saiu. (__________________)
f) Ele perdeu seu dinheiro. (________________)
____________________________________________________

Sujeito e Predicado

Para que a oração tenha significado, são necessários alguns termos básicos: os termos essenciais. A oração possui dois termos essenciais, o sujeito e o predicado.
Sujeito: termo sobre o qual o restante da oração diz algo.
Por Exemplo:
As praiasestão cada vez mais poluídas.
Sujeito


Predicado: termo que contém o verbo e informa algo sobre o sujeito.
Por Exemplo:
As praias estão cada vez mais poluídas.

Predicado

Posição do Sujeito na Oração
Dependendo da posição de seus termos, a oração pode estar:
Na Ordem Direta: o sujeito aparece antes do predicado.
Por Exemplo:
As crianças brincavam despreocupadas.
Sujeito Predicado
Na Ordem Inversa: o sujeito aparece depois do predicado.
Brincavam despreocupadas as crianças.
Predicado Sujeito
Despreocupadas, as crianças brincavam.
Predicado Sujeito Predicado










Classificação do Predicado
Para o estudo do predicado, é necessário verificar se seu núcleo significativo está num nome ou num verbo. Além disso, devemos considerar se as palavras que formam o predicado referem-se apenas ao verbo ou também ao sujeito da oração. Veja o exemplo abaixo:
Os animais necessitam de cuidados especiais
SujeitoPredicado

O predicado, apesar de ser formado por muitas palavras, apresenta apenas uma que se refere ao sujeito: necessitam. As demais palavras ligam-se direta ou indiretamente ao verbo (necessitar é, no caso, de algo), que assume, assim, o papel de núcleo significativo do predicado. Já em:
A natureza é bela
Sujeito Predicado

No exemplo acima, o nome bela se refere, por intermédio do verbo, ao sujeito da oração. O verbo agora atua como elemento de ligação entre sujeito e a palvra a ele relacionada. O núcleo do predicado é bela. Veja o próximo exemplo:
O dia amanheceu ensolarado
Sujeito Predicado

Percebemos que as duas palavras que formam o predicado estão diretamente relacionadas ao sujeito: amanheceu (verbo significativo) e ensolarado (nome que se refere ao sujeito). O predicado apresenta, portanto, dois núcleos: amanheceu e ensolarado.
Tomando por base o núcleo do que está sendo declarado, podemos reconhecer três tipos de predicado: verbal, nominal e verbo-nominal.
Predicado Verbal
Apresenta as seguintes características:
a) Tem um verbo como núcleo;
b) Não possui predicativo do sujeito;
c) Indica ação.
Por exemplo:
Eles revelaram toda a verdade para a filha.
Predicado Verbal
Para ser núcleo do predicado verbal, é necessário que o verbo seja significativo, isto é, que traga uma ideia de ação. Veja os exemplos abaixo:


















O dia clareou. (núcleo do predicado verbal = clareou)
Chove muito nos estados do sul do país. (núcleo do predicado verbal = Chove)
Ocorreu um acidente naquela rua. (núcleo do predicado verbal = Ocorreu)
A antiga casa foi demolida. (núcleo do predicado verbal = demolida)

Obs.: no último exemplo há uma locução verbal de voz passiva, o que não impede o verbo demolir de ser o núcleo do predicado. 
Predicado Verbo-Nominal
Apresenta as seguintes características:
a) Possui dois núcleos: um verbo e um nome;
b) Possui predicativo do sujeito ou do objeto;
c) Indica ação ou atividade do sujeito e uma qualidade.
Por Exemplo:
Os alunos saíram da aula alegres.

Predicado Verbo-Nominal
Predicado Nominal
Apresenta as seguintes características:
a) Possui um nome (substantivo ou adjetivo) como núcleo;
b) É formado por um verbo de ligação mais o predicativo do sujeito;
c) Indica estado ou qualidade.
Por Exemplo:


















Leonardo é competente.
                       Predicado Nominal